quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia Nacional da Poesia

Hoje, dia 14 de março é aniversário de nascimento do poeta Castro Alves e por isso a homenagem de ser também o Dia Nacional da poesia, então vinhemos até aqui comemorar junto com você leitor. Pra quem não leu temos algumas postagens falando sobre poesia, sobre como é a estrutura de um poema, e também uma postagem toda especial onde nós autoras do blog arriscamos fazendo dois poemas.

A poesia é umas das estrelas mais lindas da arte da escrita, onde o autor brinca com as palavras pra falar do que sente do que ama ou odeia.
Poetize hoje e sempre! 



Como presente pra você caro leitor, trazemos aqui a poesia: 'No Monte' do grandioso Castro Alves:

"Parei... Volvi em torno os olhos assombrados...
Ninguém! A solidão pejava os descampados...
Restava inda um segundo... um só p'ra me salvar;
Então reuni as forças, ao céu ergui o olhar...
E do peito arranquei um pavoroso grito,
Que foi bater em cheio às portas do infinito!
Ninguém! Ninguém me acode... Ai! só de monte em monte
Meu grito ouvi morrer na extrema do horizonte!...
Depois a solidão ainda mais calada
Na mortalha envolveu a serra descampada!...
"Ai! que pode fazer a rola triste
Se o gavião nas garras a espedaça?
Ai! que faz o cabrito do deserto,
Quando a jibóia no potente aperto
Em roscas férreas o seu corpo enlaça?
"Fazem como eu?... Resistem, batem, lutam,
E finalmente expiram de tortura.
Ou, se escapam trementes, arquejantes,
Vão, lambendo as feridas gotejantes,
Morrer à sombra da floresta escura!...
"E agora está concluída
Minha história desgraçada.
Quando caí — era virgem!
Quando ergui-me — desonrada!"
Castro Alves


___________________________________________
Poema Disponível em:
Imagens disponíveis em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário