Ao tratar do termo escada como corrimão Teresa Colomer trouxe questões
pertinentes ao mundo literário, no qual o livro se torna a escada e o corrimão
o professor e suas estratégias que vão fazer com que o aluno
navegue no mundo da literatura e suba os degraus do prazer. Isso deve ser feito
junto à escola, que deverá disponibilizar tempo, espaço e recursos para que haja momentos que propicie o despertar do aluno para a leitura
literária.
Em relação ao
gosto pela literatura, sabemos que na maioria das vezes se inicia na infância
e adolescência, e também que sem uma boa mediação não vai
ser possível à consolidação do mesmo. Portanto o livro deve ser
primeiramente conhecido, contextualizado pelo mediador, que a cada página lida
deve deixar seu leitor de primeira viajem com gostinho de quero mais. A
partir dessa interação entre mediador, leitor e literatura é que se adquiri
muitas vezes o gosto pelo mundo dos livros. Nesse universo, o leitor percebe
que o ato de ler não está apenas relacionado ao abrir de um livro, mais na
interação dele com o mundo literário. A literatura infantil ensina a ler a
literatura, e conduz o leitor a tomar gosto por essa arte, reconhecendo
assim a literatura pela literatura e não como um mecanismo pra se chegar
a um determinado conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário