·
Estratégias:
-
ANTES DA LEITURA: Leitura essa compreensiva e significativa.
Estabelecer
o objetivo da leitura.
Ativar
os conhecimentos prévios do leitor.
Estabelecer
previsões sobre o texto.
Formular
pergunta sobre o texto.
Ler
com expectativa.
Provocar
as crianças a se fazerem perguntas, antes da leitura e durante também.
Objetivos de Leitura: Forma de o leitor
compreender, controlar sua compreensão – se ele avança ou para de ler.
Compreendendo e selecionando seletivamente as informações (ler para obter
informações).
Ativando o conhecimento prévio: Falando
sobre o que será lido (contextualizando o texto). Ou prestar mais atenção
alguns aspectos como as ilustrações, título
ou subtítulo. E ajudar o leitor a explorar sobre o tema, pode-se também
estabelecer previsões que poderão ou não se confirmar ao logo da leitura.
Ocorrendo assim, predições, que são as formulações de perguntas.
- DURANTE A LEITURA:
Leitura
Guiada (Professor como mediador), para transformar o leitor em um sujeito
autônomo.
Fazer
com que eles façam antecipação da história.
Identificar
os erros e incoerências, verificando e controlando o que compreendemos.
Inferir
significados ou informações implícitas.
Leitura
independente: Dificuldades de compreensão do texto - sublinhar, reler, pedir
auxílio ou aventurar-se em interpretações.
-
DEPOIS DA LEITURA:
Responder perguntas,
compreendendo e interpretando o texto lido.
LITERAL: Perguntas que estão diretamente
no texto, em sua superfície.
Freqüentemente encontradas em atividades no âmbito
escolar. Não ajudam na construção de estratégias.
PERGUNTAS PARA PENSAR E BUSCAR.
PERGUNTAS PARA ELABORAÇÃO PESSOAL.
Identificar
a ideia principal (do que se trata mesmo? Buscar a ideia central e consolidar a
compreensão).
Elaborar
um resumo, um bom leitor faz um bom resumo utilizando boas estratégias.
Existe aqui então uma boa preparação do leitor, desde seu primeiro contato com a obra até sua leitura final e seus questionamento provenientes da leitura. Para tanto vários elementos são importante como uma boa mediação, um ambiente de leitura agradável e também a subida dos degraus ou dos andaimes.
Existe aqui então uma boa preparação do leitor, desde seu primeiro contato com a obra até sua leitura final e seus questionamento provenientes da leitura. Para tanto vários elementos são importante como uma boa mediação, um ambiente de leitura agradável e também a subida dos degraus ou dos andaimes.
Boa sorte na sua subida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário